CONHEÇA NOSSOS PRESSUPOSTOS

O Novo Corona Vírus atravessa toda a Humanidade e nos expõe, indivíduos e sociedade. Talvez como nunca na história, amplificados pela tecnologia digital, podemos nos ver com clareza e sem desculpas. 

 

Atitudes, carências e expectativas convivem com demandas de saúde física, psíquica e espiritual; e abalos econômicos, deficiências políticas, culturais e educacionais exigem que nos Reinventemos, urgentemente.


Com todos esses desafios e apesar do sofrimento e angústia presentes, a Pandemia revela-se como uma Oportunidade Única para corrigirmos o rumo da Nossa Civilização.

 

Mesmo com todo o avanço científico conquistado, carecemos, mais do que nunca, de uma Identidade Cultural capaz de nos fazer viver de forma mais harmoniosa com nós mesmos, com nossos semelhantes e com a natureza.

Uma existência pautada pelo extremo materialismo e individualismo esgota-se como modelo de vida sustentável e saudável, de forma a nos questionar se a Vida não tem um Sentido muito mais amplo do que nossa vã Cultura impõe?

 

O Conhecimento que a Ciência já dispõe e a Sabedoria Ancestral, combinados,  nos dá uma percepção mais clara que somos muito mais do que simples matéria, e que a Natureza e a Humanidade são Expressões da Vida (Espiritual), Sistemicamente Integradas.

 

Há um Trabalho a realizar. Um mundo a ser reconstruído. Valores éticos e morais a serem conquistados para que possamos viver a Paz de Espírito.

Mas como chegarmos a essa condição elevada, diante de uma realidade complexa, que exige ações precisas e conscientes? Como acolher nossas sombras e transformar essa dor inevitável em Autoconhecimento?

 

A máxima do sábio grego Sócrates, “Conhece-te a ti mesmo, para então possuir-te”, que ecoa há mais de dois mil anos, esperando nossa Ação, pode nos revelar o Caminho: “ Expressar-se, Conhecer-se e Realizar-se.”

 

Criação do site: Bruno Almeida de Sousa e Ligia Splendore